Aquecedores prolongam uso da piscina em até oito meses no ano

Sistema de aquecimento solar é o mais recomendado

Pois além de ser ecologicamente correto, praticamente não precisa de manutenção e sua instalação é fácil, apontam especialistas

Muitas pessoas associam piscina apenas ao calor e ao verão, mas esse é um espaço que pode e deve ser aproveitado durante todo o ano, não apenas para o lazer, mas também para a prática de exercícios físicos, relaxamento, e outras atividades. O investimento em um aquecedor de piscina valoriza a piscina e permite seu uso em todas as estações, já que os aparelhos permitem que a temperatura da água esteja agradável, independentemente do clima no ambiente.

No entanto, embora seja um recurso útil e acessível, o aquecedor precisa ser muito bem selecionado para se adequar às necessidades de cada pessoa. Há vários tipos de equipamentos e utilizações para cada ambiente, com diferentes tecnologias. Confira abaixo os tipos, vantagens e indicações para cada um deles.

Júlio Cezar Mello de Azevedo, um dos sócios-proprietários da Home Piscinas, localizada em Itajaí, explica que optar por um sistema de aquecimento da piscina prolonga o seu uso em oito meses.

Segundo ele, existem hoje, no mercado, dois tipos de equipamentos, os elétricos e os solares. “Os solares operam por meio de placas abertas instaladas no telhado. Entre os elétricos existem dois tipos, os trocadores de calor e com resistência. O aquecedor solar é o mais recomendado, pois além de ser ecologicamente correto, praticamente não precisa de manutenção e sua instalação é fácil. O baixo custo de aquisição é outro ponto positivo. Também tem um consumo muito bom de energia para manter a água a 30, 35 graus”, esclarece Azevedo.

Confira abaixo os tipos, vantagens e indicações para cada um deles.

Aquecedor elétrico

É muito prático e funciona basicamente da mesma forma que os chuveiros. A água passa pelo aparelho, é aquecida por um sistema movido à energia elétrica, e depois volta para o tanque. Tem bom aquecimento da água da piscina e embora tenha um preço de aquisição razoável, o consumo de energia elétrica mensal costuma ser mais alto. Isso porque caso a temperatura ambiente seja menor que 15º C, o equipamento elétrico perde rendimento, o que eleva o gasto de energia.

Trocador de calor

Também conhecido como bomba de calor, funciona com eletricidade, mas o seu sistema de funcionamento é diferente do aquecedor elétrico.

Opera mais ou menos como um ar-condicionado, por isso, é mais econômico que o primeiro. Ganha em sustentabilidade. Para aquecer a água, capta o calor do ambiente, retendo-o e transferindo-o para a água da piscina. Esta, então, passa por todo o seu sistema para ser devolvida ao tanque na temperatura ideal. Esse sistema pode ser utilizado sozinho ou para complementar outros, como o de aquecimento solar, por exemplo.

Aquecedor solar

É o mais recomendado, pelas vantagens oferecidas. Também é o mais sustentável, de fácil instalação e com um bom custo-benefício.

Piscina aquecida com sistema de aquecimento solar – Foto: Home Piscinas.

Por meio de placas específicas, o aparelho captura o calor emitido pela radiação solar e o transfere para a água. Para que o equipamento possa aquecer a piscina de forma adequada, é necessária a sua instalação em um local onde consiga receber bastante luz ao longo do dia.

Outro importante equipamento neste tipo de aquecedor é o quadro de comando inteligente. Por meio deste sistema, são instalados dois termostatos, um no telhado da casa e outro na piscina. Esse equipamento aciona o motor sozinho, fazendo com que a água quente vá para a piscina e a água fria da piscina vá para o telhado.

Outros pontos a serem observados no momento da compra:

Tamanho da piscina

Antes de decidir pelo melhor sistema de aquecimento é preciso avaliar o tamanho da piscina, já que isso influencia no tempo gasto para esquentar toda a água. Em piscinas menores, por exemplo, praticamente todos os sistemas de aquecimento funcionam bem.

Manutenção do equipamento

Todo equipamento precisa receber manutenção e escolher bons profissionais e uma empresa especializada são fundamentais para garantir o perfeito funcionamento desse espaço de lazer para a família. A Home Piscinas realiza os serviços de manutenção de motor, filtros, manutenção elétrica e hidráulica em piscinas, manutenção em aquecimento solar e reparos em geral.

Enfim, para decidir qual equipamento levar para casa, é preciso calcular o custo-benefício. Para isso, é importante considerar:

  • investimento inicial;
  • manutenção;
  • gasto mensal de energia;
  • dimensão da piscina
  • quantidade de água que o equipamento aquece;
  • tempo que ele leva para aquecê-la.
Texto retirado do Nd Mais: https://ndmais.com.br/natacao/aquecedores-prolongam-uso-da-piscina-em-ate-oito-meses-no-ano/

Leave A Comment

Nenhum produto no carrinho.